Projetos Realizados

FOCO SP

Em 25 de Maio de 2024, foi realizada a primeira edição da Feira de Oportunidades e Contratações Psicossocial de São Paulo.

Esse projeto foi idealizado pela Luciene Redondo, que escreveu o projeto, apresentou-o ao Ministério Público do Trabalho e com aprovação, foi financiado para realização desse evento e também, para produção de vídeos didáticos com dicas e orientações para toda sociedade, para pessoa com transtorno mental, para profissionais de RH e Inclusão e para profissionais de saúde.

A Feira reuniu diversas empresas dispostas em contratar e convocar para processos seletivos, as pessoas com deficiência psicossocial. Foi alcançado grande visibilidade, contribuindo também para redução do estigma sobre a saúde mental. A informação sobre o direito de acesso à inclusão profissional ainda é um desafio a se vencer nessa área, mas ficamos muito satisfeitos com a oportunidade e apoio de diversas autoridades que também prestigiaram o evento.

A Luciene Redondo esteve à frente de todas as etapas desse projeto. Desde a articulação intersetorial, parcerias e relações governamentais, prestação de contas, redação e roteiro dos vídeos; coordenação e organização do evento realizado.

Inserir Redes - SMPED

Em 2022, a Luciene Redondo teve aprovado junto à Secretaria Municipal de PCD de São Paulo, o Projeto Inserir Redes. Oferecendo grupos de psicoeducação familiar, durante período da pandemia de Covid-19, esse projeto foi muito importante para fortalecer vínculos e obter o apoio das famílias das pessoas com deficiência, nas ações voltadas para inclusão profissional. Também foram criados vídeos informativos sobre a Deficiência Psicossocial, desde seu conceito ao tratamento e necessidades de apoio específico. A Luciene Redondo esteve à frente de todas as atividades desse projeto, desde o roteiro dos vídeos, coordenação das equipes dos grupos de psicoeducação e prestação de contas.

Como inserir a pessoa com deficiência psicossocial? MPT

Em 2018, a Luciene Redondo teve aprovação de seu primeiro projeto junto ao Ministério Público do Trabalho. Foram realizados workshops de capacitação para o RH de empresas do Grande ABC, autuadas por descumprirem a lei de cotas. Também foi produzido uma cartilha com as orientações para inclusão profissional de pessoas com esquizofrenia, apresentando o passo a passo de funcionamento e atividades do Projeto Inserir.

A Luciene Redondo esteve a frente de todas atividades desse projeto. Desde a gestão administrativa, organização e redação do material produzido, ministração das palestras do workshop, gestão da equipe de trabalho e prestação de contas.

Veja: https://www.prt2.mpt.mp.br/585-unifesp-e-mpt-promovem-curso-sobre-contratacao-de-pessoas-com-deficiencias-psicossociais